RADIOS HOMO FORA FOBIA

domingo, 6 de janeiro de 2013

SITES E BLOGS QUE TEM O PRAZER DE INFORMAR A LUTA NO BRASIL E NO MUNDO CONTRA O PRECONCEITO E HOMOFOBIA



O BLOG HOMO FORA FOBIA DESEJA A TODOS OS BLOGS E SITES QUE TEM O PRAZER DE INFORMAR TUDO PELA CAUSA LGBT NO BRASIL E AMERICA LATINA UM FELIZ 2013, ENTRE ESSES PARCEIROS DESTACAMOS:


A CAPA
ABLGBT
AGENCIA LGBT BRASIL
ILGA- LAC CARIBE E AMERICA LATINA
BLOG MANSTRUAÇÃO
CENTRAL DE NOTICIAS GAY
GAY BRASIL
GRUPO GAY DA BAHIA
GUIA GAY
ILGA-EUROPA maior org/lgbt do mundo
LGBT-TUDO
OPUS GAY
PORTAL GAY 1.COM.BR
QUEER AND POLITCS
SER GAY
UM CANTINHO FALE DE SUA ANGUSTIA LGBT


A ARGENTINA É O PRIMEIRO PAIS DO MUNDO A TER IDENTIDADES DE GÊNEROS RECONHECIDA


No Verão passado a Argentina tornou-se no primeiro país do mundo ao passar aquela que é conhecida como a mais progressiva lei de identidade de gênero do mundo.

A lei requer do sistema nacional de saúde argentino que providencie serviços adequados às pessoas transgêneros (não somente às transexuais) e garante o direito de mudar o nome e gênero na documentação oficial sem necessidade de prova de cirurgias ou de diagnóstico psiquiátrico/psicológico, e foi feita com o contributo efetivo da comunidade trans.


Em Julho passado, a presidente da Argentina Cristina Fernandez de Kirchner, numa cerimônia pública, entregou pessoalmente o primeiro documento identificativo emitido segundo a nova lei, a alguns elementos líderes da comunidade trans argentina, num claro e inequívoco apoio à nova lei e às pessoas trans.
Segundo o jornal La Nación, um dos principais media argentinos, cerca de 1720 pessoas trans alteraram até agora com sucesso a sua documentação para refletir o seu verdadeiro gênero e o nome assumido.
Anteriormente algumas pessoas trans tinham conseguido essa alteração através de processos judiciais que, além de serem monetariamente custosos, eram demorados e implicavam uma patologização forçada da pessoa em causa como doente mental.
O jornal também faz notar que somente existem dois hospitais argentinos creditados para realizarem cirurgias de correção de sexo, o que resulta em longos meses de espera para quem deseja submeter-se a esse procedimento. Esse é efetivamente um dos desafios pendentes, a expansão do número de hospitais e pessoal médico e técnico acreditados para estes tipos de tratamentos.
Em Portugal, contrariamente à posição pro-trans da presidente argentina, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, vetou uma primeira vez a Lei de Alteração de Nome e Sexo portuguesa, assumindo assim uma posição declaradamente anti-trans, tendo mesmo quando a foi forçado a promulgar, feito uma declaração marcadamente transfóbica, em que afirmou que promulgava a lei a contragosto.
A lei portuguesa, além da não-garantia de tratamentos e cirurgias a esta comunidade, tem uma posição patologizante, pois requer um diagnóstico de doença mental, e, na prática, refere-se unicamente a parte da comunidade transexual.
Isto porque a lei tem sofrido um boicote não declarado por parte de determinados psiquiatras e psicólogos que, à revelia do que a Organização Mundial de Saúde e a Associação Psiquiátrica Americana referem (a existência de pessoas transexuais que não desejam efetuar a cirurgia de correção de sexo), só aceitam como pessoas transexuais aquelas que desejam submeter-se a esta cirurgia.
Como formas de boicote, para emitirem o diagnóstico necessário para apresentação nas conservatórias, exigem dois relatórios de transexualidade, portanto na prática defraudando tanto as pessoas transexuais como o espírito da lei.
fonte: Agencia lgbt/Brasil

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA

LGBTQIAPN+ A LUTA CONTINUA O   17 de maio   é o   Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia . Essa data tem como ob...