RADIOS HOMO FORA FOBIA

quarta-feira, 19 de abril de 2023

SUMÁRIO EXECUTIVO DA CELAG.ORG- AMÉRICA LATINA 2021

A CELAG (Centro Estratégico Latino americano de Geopolítica) é um centro de estudos políticos e estratégicos latino-americano. É uma organização independente, sem fins lucrativos, que busca promover uma análise crítica e propositiva dos principais desafios políticos, econômicos e sociais enfrentados pela América Latina e o Caribe. A CELAG se dedica a produzir pesquisas, análises e propostas em áreas como democracia, direitos humanos, integração regional, desenvolvimento, segurança e relações internacionais. Seu objetivo é contribuir para a construção de um pensamento crítico e independente na região, com base em uma visão latino-americana e progressista.

UM RESUMO DOS MOVIMENTOS E PESQUISA DOS MOVIMENTOS E DIREITOS LGBT NA AMÉRICA LATINA

  • Os movimentos de dissidência sexual, especificamente o que hoje se denomina "movimento LGBTI+", na América Latina têm buscado seu reconhecimento político e condições de igualdade jurídico-institucional com o restante da sociedade, inicialmente desde a década de 1960, mas com maior ênfase a partir década de 1980.
  • Uma peculiaridade dos direitos sexuais na América Latina é que a sequência de reconhecimentos foi inversa à europeia: na América Latina vários direitos LGBTI+ foram reconhecidos antes de outros reivindicados especificamente pelo movimento feminista, como os direitos reprodutivos.
  • Foi principalmente a partir do início do novo milênio que a América Latina, particularmente a América do Sul e o México, avançaram – não de forma homogênea – no reconhecimento da grande maioria dos direitos existentes em seus marcos jurídicos.
  • Governos chefiados por mulheres como Cristina Fernández, Dilma Rousseff e Michelle Bachelet se destacam como os que mais concentraram o reconhecimento jurídico LGBTI+.
  • Apenas Equador, Bolívia e México incorporaram em suas constituições a proibição da discriminação com base na identidade e orientação sexual.
  • Apesar de alguns países latino-americanos estarem na vanguarda da conquista dos direitos das comunidades LGBTI+, o fosso que separa o institucional do cultural continua enorme: pelo menos 1.292 pessoas com orientação sexual ou identidade de gênero diversa foram assassinadas em cinco anos e meio na América Latina entre 2014 e 2020.

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA

LGBTQIAPN+ A LUTA CONTINUA O   17 de maio   é o   Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia . Essa data tem como ob...