RADIOS HOMO FORA FOBIA

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

"POSE" O FILME

 

A HISTÓRIA CONTADA NO FILME "POSE" SOBRE A VIDA GAY, SEUS CONTUMES A DISCRIMINAÇÃO, SEUS AMORES SUAS TRISTEZAS E DESAPONTAMENTO COM A SOCIEDADE E A LUTA NA DESCOBERTA DA AIDS ISSO EM MEADOS DOS ANOS 80

A série "Pose" é uma dramatização fictícia da vida da comunidade LGBT na cidade de Nova York, em meados dos anos 80. A história segue um grupo de jovens negros e latinos que vivem em Ball Culture, uma subcultura de dança e competição que floresceu nos bairros pobres de Nova York na época. A série explora as vidas desses jovens, que lutam para encontrar amor e aceitação em um mundo que muitas vezes os despreza.

A história é ambientada em uma época em que a homossexualidade era vista como uma aberração e as pessoas LGBT enfrentavam uma forte discriminação. Na época, a sociedade em geral considerava a homossexualidade como uma doença ou um pecado e acreditava que as pessoas LGBT eram moralmente corruptas e incapazes de levar uma vida normal. Além disso, a crise da AIDS começava a se alastrar pelo mundo, afetando principalmente a comunidade gay masculina.

A série "Pose" mostra os personagens lidando com esses estigmas e preconceitos. Eles enfrentam dificuldades em encontrar empregos e moradias, e muitas vezes são vítimas de violência e discriminação. No entanto, eles também encontram apoio e solidariedade uns com os outros e em suas comunidades. A série também mostra a luta da comunidade LGBT para combater a epidemia da AIDS, com personagens lidando com a doença de perto e participando de ativismo para pressionar o governo a agir.

Através da dança e da competição, os personagens encontram uma forma de expressar sua criatividade e individualidade, ao mesmo tempo em que criam uma família escolhida para si mesmos. Eles lutam para serem vistos e aceitos pela sociedade, mas encontram força uns nos outros e nas suas próprias identidades.

Em suma, "Pose" é uma história emocionante e comovente sobre a vida da comunidade LGBT na cidade de Nova York, em meados dos anos 80. A série aborda temas importantes como a discriminação, o amor, a família escolhida, a identidade e a luta contra a AIDS. 

SINOPSE & INFORMAÇÃO

Pose, ambientada em 1987, acompanhamos Blanca (MJ Rodriguez), uma participante de bailes LGBTQ que acolhe algumas pessoas marginalizadas pela sociedade, como o talentoso dançarino sem-teto Damon (Ryan Jamaal Swain) e a profissional do sexo Angel (Indya Moore), que se apaixonou por um cliente. Centrada na vida de Blanca, esta é uma história da cultura de bailes, da comunidade gay e trans, da crise violenta da AIDS e do declínio do capitalismo. Blanca se esforça para realizar seu sonho de abrir um salão de beleza bem-sucedido e poder ganhar seu próprio dinheiro sem depender de ninguém. Ela é incentivada pelo seu melhor amigo, Pray Tell, um homem gay que trabalha como MC dos bailes e é obrigado a lidar com o HIV. A trama explora com sensibilidade as experiências de pessoas LGBTQ, especialmente as trans, entregando ao público um enredo emocionante e pouco visto.

AS CARTILHAS LGBTI EM APOIO AO JUDICIÁRIO

 AS CARTILHAS QUE ORIENTAM O JUDICIÁRIO NA QUESTÃO LGBTQIAP+

As duas cartilhas disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Justiça são um recurso importante para apoiar magistrados e magistradas na implementação de procedimentos que garantam os direitos de pessoas LGBTI em conflito com a lei.

A Resolução CNJ 348/2020, que embasa essas cartilhas, tem como objetivo orientar o sistema de justiça a respeitar e promover os direitos humanos das pessoas LGBTI, prevenindo a discriminação e o preconceito que possam ocorrer no contexto penal e socioeducativo.

A primeira cartilha, intitulada "Direitos LGBTI em conflito com a lei: orientações para a etapa policial e judicial", fornece orientações sobre como lidar com as pessoas LGBTI durante a fase de investigação policial e judicial, incluindo a autodeclaração de identidade de gênero e orientação sexual, o uso do nome social, e as garantias de proteção em casos de violência.

Já a segunda cartilha, "Direitos LGBTI em conflito com a lei: orientações para a etapa socioeducativa", traz diretrizes específicas para a aplicação da medida socioeducativa a jovens LGBTI em conflito com a lei. Essas orientações incluem a garantia de atendimento específico para a população LGBTI nas unidades socioeducativas, a utilização de medidas socioeducativas que não reforcem estereótipos de gênero e a oferta de apoio psicológico e social adequado.

Em ambos os casos, as cartilhas destacam a importância da sensibilização dos profissionais que atuam no sistema de justiça para a realidade e as necessidades das pessoas LGBTI, bem como para o cumprimento das normas nacionais e internacionais que protegem esses direitos.

Portanto, as cartilhas são uma ferramenta essencial para auxiliar a aplicação da justiça de forma igualitária, respeitando e protegendo os direitos das pessoas LGBTI em conflito com a lei.

Parte superior do formulário

 

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA

LGBTQIAPN+ A LUTA CONTINUA O   17 de maio   é o   Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia . Essa data tem como ob...