RADIOS HOMO FORA FOBIA

sexta-feira, 1 de junho de 2012

CAMPANHA CONTRA AIDS



Saúde oferece mil testes rápidos de HIV na semana da Parada LGBT

Programação inclui distribuição gratuita de preservativos, gel lubrificante e folhetos informativos sobre sexo seguro



Na semana que antecede a 16ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, marcada para o dia 10 de junho, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e com o Programa Municipal DST/Aids-SP, irá realizar nos dias 4 e 5, das 9h às 16h, e 6 de junho, das 9h às 13h, um mutirão de testes rápidos para o diagnóstico do HIV.

A ação, que será realizada na Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, contará, por dia, com 30 profissionais dos programas estadual e municipal DST/Aids-SP. Serão disponibilizados mil testes rápidos, 25 mil preservativos e panfletos com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis.  O objetivo é incentivar o   diagnóstico precoce da  infecção pelo vírus da Aids  e  reduzir o medo e o preconceito em relação ao  teste.
Aproximadamente metade dos óbitos por  Aids  no Estado estão relacionados ao diagnóstico  tardio   da  infecção. “Todos os dias, nove paulistas morrem  em   decorrência  da Aids. A testagem é  gratuita e disponível em toda a rede pública de  saúde”, afirma Maria  Clara Gianna, coordenadora do Programa  Estadual   DST/aids-SP.
“É  fundamental  que as  pessoas  com vida sexual ativa façam o teste. Se o resultado for positivo, é importante encaminhá-las para um serviço de saúde para avaliação e acompanhamento médico”, explica Maria  Clara
O teste rápido do HIV  leva aproximadamente 30 minutos para ser realizado e sua eficácia é  igual ao teste tradicional. Todo o processo é feito  de forma cautelosa e sigilosa.
Feira da diversidade
No dia 7 de junho, dia da Feira da Diversidade - atividade que faz parte da agenda de programação da Semana do Orgulho LGBT de São Paulo,  profissionais da Coordenação Estadual DST/Aids-SP e do Programa Municipal de DST/Aids estarão no Vale do Anhangabaú para orientar a população sobre a importância da prevenção às DST/Aids. Serão distribuídos 100 mil preservativos, 12 mil sachês de gel lubrificante e  10 mil folhetos informativos no local.
No domingo, dia 10, dia da 16ª Parada, 150 agentes distribuirão preservativos em três barracas dispostas estrategicamente ao longo da avenida Paulista e durante o período de concentração para o evento, que este ano traz o tema "Homofobia tem cura: educação e criminalização! – Preconceito e exclusão, fora de cogitação”.

O SERVIDOR JÁ SABE QUEM É SEU INIMIGO



Prefeito de Juazeiro quer impedir que sindicatos tenham representantes dentro do conselho de saúde do Município de Juazeiro

GUERRA CONTRA O TABAGISMO


Doenças ligadas ao fumo provocaram gasto nacional de R$ 21 bilhões em 2011 




Pesquisa divulgada pela Aliança de Controle do Tabagismo indica que R$ 21 bilhões foram gastos no ano passado em saúde pública e privada com doenças relacionadas ao fumo. De acordo com a entidade, o montante representa quase 30% do valor destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O estudo revela ainda que o tabagismo é responsável por 130 mil óbitos ao ano no Brasil, o equivalente a 13% do total de mortes registradas no país.

Para a diretora da Aliança de Controle do Tabagismo, Paula Johns, é preciso desfazer o mito de que o tabaco é ruim para saúde, mas bom para a economia do país, “A realidade é outra. Os custos são enormes”, ressaltou.

O estudo, segundo Paula, demonstra, que o país gasta mais com o tratamento de doenças consideradas evitáveis do que o montante que é recolhido pela indústria do tabaco na forma de impostos.
Ela alertou ainda que o estudo considerou apenas os custos diretos gerados pelo consumo de produtos derivados do tabaco para a saúde no país e não contabilizou, por exemplo, os casos registrados entre fumantes passivos. “Os valores seriam ainda maiores”, disse.

Entre as recomendações listadas pela Aliança de Controle do Tabagismo para o combate ao fumo no Brasil está a necessidade de novas pesquisas que incluam doenças como a tuberculose na lista de enfermidades relacionadas ao fumo, além de levantamentos sobre os custos ambientais provocados pela produção do tabaco no Brasil.

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, avaliou que o governo se sente “confortável e, ao mesmo tempo, preocupado” com o enfrentamento ao tabaco no país. Ele lembrou que foram registrados avanços como a queda no número de fumantes - o percentual passou de 16,2% em 2006 para 14,8% no ano passado. Ele lembrou, entretanto, que o país ainda contabiliza 25 milhões de pessoas que fumam.

“Precisamos aperfeiçoar o aspecto legal que trata do banimento do fumo em ambientes fechados, da taxação inibidora e do avanço no combate à pirataria”, destacou.

FONTE: AMBIENTE JÁ INFORMATIVO

COMEÇA A BRIGA POR PROPAGANDA


PSDB representa contra PT por antecipar propaganda

Por Guilherme Waltenberg
São Paulo - O PSDB vai entrar com representação no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo(TRE-SP) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, por propaganda eleitoral antecipada, devido à participação dos dois, nesta quinta, no Programa do Ratinho, no SBT. Para os tucanos, Lula e Haddad usaram indevidamente o espaço na emissora de TV, em flagrante desrespeito à lei e à Justiça Eleitoral. Segundo o presidente municipal do PSDB, Júlio Semeghini, a representação vai citar também o apresentador Ratinho e o SBT.
O PSDB emitiu nota à imprensa explicando o porquê de entrar com a representação. "Em flagrante desrespeito à lei e à Justiça, um ex-presidente usou indevidamente espaço de emissora de TV, detentora de concessão pública, na tentativa de promover o candidato de seu partido e tirá-lo da posição inexpressiva em que está estacionado nas pesquisas. Para isso, entrevistados, programa e emissora não hesitaram em atacar partidos políticos adversários e pré-candidatos concorrentes, bem como a administração municipal."
Na opinião de Semeghini, houve uma articulação entre a campanha do candidato petista e o SBT para alavancar a campanha de Fernando Haddad. "É uma articulaçao clara do programa e das pessoas que acompanham ele (Haddad). Eles passaram o dia dizendo no Twitter para (seus seguidores) acompanharem o programa com Lula e Haddad", afirmou o presidente do diretório municipal tucano.
Semeghini afirmou que esse episódio remonta à última campanha para presidente em 2010, quando Lula chegou a ser punido por campanha antecipada da então pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff. "(Lula) Recebeu uma série de multas na última campanha. Agora, repete o mesmo procedimento. Isso mostra o desrespeito que ele tem com a Lei Eleitoral", afirmou.
Semeghini afirmou que vai tentar entrar com a representação ainda hoje (01). Caso não consiga, será feita a representação ao Tribunal Regional Eleitoral apenas na segunda-feira.

VACINAÇÃO TERMINA SEXTA FEIRA



Termina nesta sexta-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e as autoridades de saúde estão preocupadas com o avanço do vírus H1N1, que causa a chamada Gripe Suína. O Estado de São Paulo já contabiliza 18 casos de H1N1 este ano, com quatro óbitos. No ano passado foram 26 pacientes e quatro mortes.
Na Baixada Santista não há registros da doença em 2012. Por enquanto, a área que mais preocupa é a Região Noroeste do Estado. Só em São José do Rio Preto, a cerca de 500 quilômetros de Santos, 11 pessoas foram infectadas e uma faleceu. As três outras vítimas fatais do Estado são de cidades próximas a Rio Preto: Catanduva, Novo Horizonte e Palestina.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, até o último dia 12 foram registrados 103 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG - complicações por conta da gripe H1N1), como pneumonia e insuficiência respiratória. Quinze pacientes não resistiram.

O número crescente de casos chama a atenção para a importância da imunização. Pelo terceiro ano consecutivo, a Campanha Nacional de Vacinação inclui doses contra o vírus H1N1.
Baixa adesão
O problema é que a adesão do público-alvo (crianças de seis meses a dois anos incompletos, maiores de 60 anos, gestantes, indígenas e trabalhadores da saúde) não está satisfatória. Em Santos, 57.511 doses foram aplicadas até ontem, o que corresponde a apenas 58,3% de cobertura. A meta das cidades e dos estados é imunizar pelo menos 80% do público-alvo.

Na Baixada Santista, apenas 69% das doses necessárias foram ofertadas. Somente os municípios de Itanhaém, Guarujá, Cubatão e Bertioga conseguiram bater a meta. A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Santos, Iraty Nunes Lima, acredita que após o susto causado pela pandemia de H1N1, em 2009, as pessoas relaxaram no controle das transmissões. 

“Como em 2010 e em 2011 houve diminuição de casos, as pessoas tendem a banalizar a prevenção. Isso pode ser perigoso”. Os cidadãos que fazem parte dos grupos direcionados à imunização e que ainda não foram vacinados podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima. Prevista para ser encerrada no último dia 25, a campanha foi prorrogada até hoje.

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA

LGBTQIAPN+ A LUTA CONTINUA O   17 de maio   é o   Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia . Essa data tem como ob...