O jogador Jason Collins, que defendeu os Boston Celtics e os Washington Wizards na presente temporada, tornou-se o primeiro atleta em atividade da NBA, NFL, NHL ou MLB a assumir a sua homossexualidade. A confissão de Collins vai ser publicada na edição de Maio da revista Sports Illustrated.
«A lealdade com a minha equipe é a verdadeira razão por não ter assumido a minha sexualidade mais cedo. Quando assinei um contrato com os Boston, em Julho, decidi dedicar a minha vida ao basquetebol, não deixar que a minha vida pessoal se tornasse uma distracção. Quando fui negociado com os Wizards, o significado político de fazer isso surgiu. Estava pronto para falar com a imprensa, mas tive que esperar o fim da temporada.»
O poste disse que escolheu a camisola 98 nos Celtics e Wizards como forma de homenagear a comunidade gay. O número é uma referência a um crime ocorrido em 1998, quando um estudante foi sequestrado, torturado e morto em Wyoming por ser homossexual.
Actualmente sem contrato, Collins, que garantiu nunca ter sentido atracção por um companheiro de emblema nos 12 anos que tem de NBA, espera agora assinar um vínculo com uma nova equipa.
«Não tenho ideia de como vão ser as coisas. Espero que tudo ocorra bem, mas estou preparado para o pior. Acreditem em mim: fui a muitos chuveiros em 12 temporadas. O meu comportamento nunca foi um problema e não será agora. Ainda respeito o ditado: «O que acontece no balneário, fica no balneário». Ainda sou um modelo de discrição.»
Collins actua na NBA desde 2001 e já representou os Houston Rockets, New Jersey Nets (por sete temporadas), Memphis Grizzlies, Minnesota Timberwolves, Atlanta Hawks, Boston Celtics e Washington Wizards. As suas médias são de 3,6 pontos e 3,8 ressaltos por partida.
fonte: diario digital