RADIOS HOMO FORA FOBIA

sábado, 26 de abril de 2014

A ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS FINANCIA PROGRAMA DE COMBATE A HOMOFOBIA NO BRASIL


Iniciativa mundial de combate à homofobia chega ao País junto à realização da 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Ato de lançamento acontece no dia 28, no Edifício Matarazzo

Com a proximidade da 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que acontece no dia 4 de maio, a Organização das Nações Unidas (ONU) lança no Brasil, no dia 28, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a campanha ‘Livres e iguais’, que busca ampliar a conscientização sobre a violência e a discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e promover um maior respeito aos direitos da população LGBT, com foco na necessidade de reformas legais e na educação pública para o combate à homofobia.
Criada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) em parceria com a Fundação Purpose, a iniciativa foi lançada mundialmente em julho do ano passado e chega agora ao Brasil.

A campanha surgiu na sequência do primeiro relatório oficial da ONU sobre a violência e a discriminação contra a população LGBT, publicado pela ACNUDH em dezembro de 2011. O relatório aponta que, hoje, 76 países ainda criminalizam relações homossexuais consensuais e que agressões, manifestações de ódio e assassinatos motivados por homofobia são registrados em todas as regiões do mundo.

O ato de lançamento da campanha no Brasil, organizado pela ONU junto à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e à Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas (SMRIF), acontecerá no auditório do Edifício Matarazzo, centro da Cidade.

Devem comparecer o prefeito Fernando Haddad; o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili; o representante-adjunto do Escritório para a América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Humberto Henderson; o diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio), Giancarlo Summa; e a presidenta da Associação de Travestis da Bahia (ATRAS) e vencedora do Prêmio de Direitos Humanos 2013 na categoria LGBT, Keila Simpson.

O lançamento terá ainda um debate sobre políticas públicas LGBT com Alessandro Melchior, coordenador de Políticas para LGBT da SMDHC; Fernando Quaresma de Azevedo, presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT); Gustavo Bernardes, presidente do Conselho Nacional LGBT; Thaís Faria, oficial de programa da Organização Internacional do Trabalho (OIT); e Leandro Ramos, representante da AllOut, organização internacional que desenvolve campanhas de mobilização em defesa dos direitos LGBT, que também atuará como moderador.

Lançamento da campanha ‘Livres e iguais’ no Brasil
Auditório do Edifício Matarazzo
Viaduto do Chá, 15, 7º andar
Dia 28/4, às 18h30

FONTE: ATHOSGLS.COM.BR

FILME LGBT ESTREIA NESSA TEMPORADA DE MAIO DE 2014 NOS CINEMAS


Filme 'Praia do Futuro' é exibido em sessão especial para o movimento lgbt.
foto: ultrajantes.com.br


Foi a primeira exibição do longa no Brasil e a segunda projeção pública após o Festival de Berlim, em fevereiro. Dirigido por Karim Aïnouz e com o ator Wagner Moura no elenco, o filme estreia em circuito nacional no dia 15 de maio.

No contexto da 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que acontece no dia 4 de maio, a produtora Coração da Selva e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para LGBT, realizaram, na noite desta quarta-feira, dia 16, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), uma sessão especial do filme 'Praia do Futuro' para militantes, jornalistas especializados e acadêmicos da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais de São Paulo.
Foi a primeira exibição do novo longa de Karim Aïnouz – mesmo diretor de 'Madame Satã' e 'O céu de Suely' – no Brasil e a segunda projeção pública do filme após a sua participação no Festival de Berlim, em fevereiro. O coordenador de Políticas para LGBT da SMDHC, Alessandro Melchior, e um dos produtores-executivos do longa, Luciano Patrick, abriram a exibição, introduzindo o filme. Após a sessão, houve um diálogo entre os espectadores, Patrick e Géorgia Costa Araújo, outra produtora de 'A Praia do Futuro'.
No filme, o ator Wagner Moura vive o salva-vidas Donato, que trabalha na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE). Ele tenta resgatar dois turistas alemães de um afogamento, mas um deles desaparece no mar. Donato e Konrad, o sobrevivente, interpretado pelo alemão Clemens Schick, se apaixonam. Traumatizado por não ter conseguido salvar o companheiro de Konrad e temendo assumir o novo relacionamento, o salva-vidas se muda para Berlim com o alemão e corta o contato com a família. Após vários anos, o irmão de Donato resolve procurá-lo.

'Praia do Futuro' estreia em circuito nacional no dia 15 de maio.

FONTE: ATHOSGLS.COM.BR




DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA

LGBTQIAPN+ A LUTA CONTINUA O   17 de maio   é o   Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia . Essa data tem como ob...