RADIOS HOMO FORA FOBIA

sábado, 18 de maio de 2013

UMA HISTORIA NA LUTA POR DIREITOS E JUSTIÇA AMERICANA


NASCE UMA NOVA ORDEM DE UM POVO OPRIMIDO NA LUTA POR DIREITOS NOS ESTADOS UNIDOS, OS GAYS IMIGRANTES


Aos 25 anos de idade, o consultor Sebastián Velásquez, graduado em Política Internacional na prestigiada Universidade de Georgetown, em Washington, já "saiu do armário" três vezes.

Aos 16, assumiu para a família que era gay – o que levou a sua mãe a fazer uma greve de fome e, através de "uma série de ações manipuladoras e chantagem emocional", forçá-lo a "entrar de novo no armário", como relatou à BBC Brasil.

Dois anos depois, no seu aniversário de 18 anos, foi novamente "dedurado" pela irmã que, desaprovando sua orientação sexual, disse ao pai que não queria mais "ir à escola com um homossexual".


Abandonado no Texas pela família, que se mudou para Miami, Velásquez teve de trabalhar desde cedo para poder sobreviver até o fim do colégio. Por pouco tempo, a família voltou a morar junta na Flórida. Até que ele conheceu o seu primeiro namorado.


"Minha mãe cuspiu na minha cara, disse que eu ia pegar HIV e me jogou para fora de casa", disse. "Morei no meu carro por umas duas semanas, até um amigo me dar teto e comida, já que eu não conseguia arrumar trabalho por causa do meu status migratório."


"Em 11 anos de EUA, definitivamente vi as minhas múltiplas identidades se sobreporem", disse o jovem, que ainda teve de "sair das sombras" mais uma vez, ao se assumir como um dos milhões de imigrantes ilegais que vivem nos EUA sob a ameaça quase constante de deportação.


"Umas vezes fui oprimido por causa de uma delas e outras vezes, da outra. E às vezes, de ambas."


Velásquez, que veio da Colômbia com os pais aos 14 anos de idade, faz parte dos cerca de 11 milhões de estrangeiros que veem a reforma migratória que tramita no Congresso americano como a esperança de um futuro menos incerto nos EUA.

Pablo Uchoa
Da BBC Brasil em Washington
 site:athosgls.com.br

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA

LGBTQIAPN+ A LUTA CONTINUA O   17 de maio   é o   Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia . Essa data tem como ob...