RADIOS HOMO FORA FOBIA

sexta-feira, 1 de junho de 2012

VACINAÇÃO TERMINA SEXTA FEIRA



Termina nesta sexta-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e as autoridades de saúde estão preocupadas com o avanço do vírus H1N1, que causa a chamada Gripe Suína. O Estado de São Paulo já contabiliza 18 casos de H1N1 este ano, com quatro óbitos. No ano passado foram 26 pacientes e quatro mortes.
Na Baixada Santista não há registros da doença em 2012. Por enquanto, a área que mais preocupa é a Região Noroeste do Estado. Só em São José do Rio Preto, a cerca de 500 quilômetros de Santos, 11 pessoas foram infectadas e uma faleceu. As três outras vítimas fatais do Estado são de cidades próximas a Rio Preto: Catanduva, Novo Horizonte e Palestina.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, até o último dia 12 foram registrados 103 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG - complicações por conta da gripe H1N1), como pneumonia e insuficiência respiratória. Quinze pacientes não resistiram.

O número crescente de casos chama a atenção para a importância da imunização. Pelo terceiro ano consecutivo, a Campanha Nacional de Vacinação inclui doses contra o vírus H1N1.
Baixa adesão
O problema é que a adesão do público-alvo (crianças de seis meses a dois anos incompletos, maiores de 60 anos, gestantes, indígenas e trabalhadores da saúde) não está satisfatória. Em Santos, 57.511 doses foram aplicadas até ontem, o que corresponde a apenas 58,3% de cobertura. A meta das cidades e dos estados é imunizar pelo menos 80% do público-alvo.

Na Baixada Santista, apenas 69% das doses necessárias foram ofertadas. Somente os municípios de Itanhaém, Guarujá, Cubatão e Bertioga conseguiram bater a meta. A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Santos, Iraty Nunes Lima, acredita que após o susto causado pela pandemia de H1N1, em 2009, as pessoas relaxaram no controle das transmissões. 

“Como em 2010 e em 2011 houve diminuição de casos, as pessoas tendem a banalizar a prevenção. Isso pode ser perigoso”. Os cidadãos que fazem parte dos grupos direcionados à imunização e que ainda não foram vacinados podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima. Prevista para ser encerrada no último dia 25, a campanha foi prorrogada até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA

LGBTQIAPN+ A LUTA CONTINUA O   17 de maio   é o   Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia . Essa data tem como ob...