RADIOS HOMO FORA FOBIA

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MILITANTE GAY É ENCONTRADO MORTO EM PASSEIO A CIDADE DE RECIFE




Militante gay, jornalista goiano foi encontrado morto na praia de Calhetas, no último domingo. 


 Crédito: Reprodução do Facebook
Brilhante, inteligente, inquieto e um grande militante da comunidade LGBT. Essas são algumas das palavras utilizadas por amigos nas redes sociais para descrever o jornalista goiano Lucas Cardoso Fortuna, 28 anos. Entre as citações favoritas no seu perfil no Facebook, está a frase de Einstein: “Mais fácil desintegrar o átomo que acabar com o preconceito”. Preconceito esse que pode ter ocasionado sua morte. O corpo de Lucas foi encontrado na manhã do último domingo, na Praia de Calhetas, no município do Cabo de Santo Agostinho.

Lucas era presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no município de Santo Antônio de Goiás, e militante do Movimento Gay, em Goiânia. Foi fundador do Grupo Colcha de Retalhos, que luta pela causa LGBT na Universidade Federal de Goiás. Foi o responsável pela organização de diversas paradas da diversidade em Goiânia e lutou pela aprovação do Projeto de Lei 122, que assegura a punição à homofobia no Brasil.
À imprensa goiana, professores da faculdade de jornalismo da UFG, onde Lucas estudou, comentaram o crime muito abalados. “Tudo leva a crer tratar-se de um crime homofóbico pelas agressões sofridas. Lucas Fortuna era um militante da causa gay e combatia a intolerância e a violência através de suas ações pacíficas e brilhante oratória . Durante anos foi um dos organizadores em Goiânia da Parada Gay”, escreveu o professor Juarez Ferraz de Maia, em nota.
“O Lucas foi o meu braço direito enquanto estive na coordenação do curso e foi o responsável por grandes feitos e vitórias no curso de Jornalismo. Brilhante, inteligente e inquieto. Foi uma grande liderança social e do movimento estudantil. Sempre muito precoce em tudo. Acho que ele foi feliz”, destacou Maia.

Investigação

O jornalista Lucas Fortuna morreu por afogamento. A conclusão é do laudo do Instituto de Medicina Legal (IML), que divulgou nesta segunda-feira a causa da morte do rapaz. O documento atesta ainda, que a vítima foi espancada, pois apresentava diversar marcas de violência pelo corpo e esfaqueado duas vezes: na altura da orelha e no pescoço.
A Chefia de Polícia Civil designou a Delegacia de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) do Cabo de Santo Agostinho para investigar o assassinato. A polícia estuda a possibilidade de motivação homofóbica – a vítima era homossexual assumido e militante da causa LGBT – e ainda a hipótese de latrocínio.
Lucas estava em Pernambuco a serviço da Federação Goiana de Voleibol, para ser árbitro de um campeonato. Segundo informações da Pousada Caravelas de Pinzón, onde ele estava hospedado com o grupo, Lucas iria retornar para Goiás hoje, mas conseguiu adiar a passagem aérea de volta para prolongar sua estadia em Pernambuco. No sábado à noite, após confirmar o adiamento, saiu do hotel e sua ausência só foi notada na manhã do domingo. O corpo está no Instituto Médico Legal (IML), já foi examinado e o laudo técnico sairá em 10 a 15 dias.
Informado da morte do filho no domingo, Avelino Mendes Fortuna veio ao Recife nesta segunda-feira, onde reconheceu o corpo de Lucas por volta das 10h. “Independentemente do meu filho ser homessexual ou não, ele era uma pessoa brilhante que teve sua vida brutalmente interrompida por um homicídio. Podia ter sido o filho de qualquer pessoa, vamos lutar para que a morte dele não tenha sido em vão”, afirmou Avelino à Rede Globo. O corpo do jornalista será levado ainda nesta segunda-feira para Goiânia. O enterro acontecerá nesta terça-feira em Santo Antônio de Goiás.

Homofobia

Somente este ano, 30 homossexuais foram mortos por conta da homofobia, um crescimento de 20% em relação ao número de casos em 2011 (25 mortes), segundo dados da ONG Leões do Norte. Pernambuco é o segundo estado mais violento para a comunidade LGBT, ficando atrás apenas da Bahia.
(Com informações de Raphael Guerra e Carolina Braga)

 fonte: LGBTUDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA

LGBTQIAPN+ A LUTA CONTINUA O   17 de maio   é o   Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia . Essa data tem como ob...