De acordo com um estudo realizado nos EUA, e publicado no "Journal of General Internal Medicine", isso poderia levar a um aumento da carga viral.
Durante um ano os pesquisadores analisaram cerca de 200 pacientes HIV+ que estavam seguindo o tratamento antirretroviral e que ingeriam álcool, eles descobriram que 51 por cento deles deixavam de lado o tratamento quando faziam uso de bebidas alcoólicas.
Especialistas acreditavam que isso poderia ser apenas um descuido, mas descobriram que há uma crença errônea, de que misturar álcool e drogas antirretrovirais pode se tornar tóxico, uma ideia que desempenha um papel importante no abandono do tratamento.
"Os danos causados pelo abandono das drogas são muito mais elevados, do que os causados pela mistura dos dois, no caso de a pessoa não ter uma doença do fígado," diz o autor Seth Kalichman da Universidade de Connecticut, nos EUA.
Em geral, as terapias antirretrovirais suprimem o vírus HIV, assim os pacientes devem tomar os medicamentos de forma contínua para evitar o aumento de vírus.
Além disso, o fato de se interromper - mesmo que por pouco tempo - o tratamento pode provocar resistência ao tratamento. "As pessoas com HIV, que deliberadamente deixam de tomar a medicação quando estão bebendo, têm grandes riscos de desenvolver falha no tratamento", confirmam os pesquisadores.
fonte: nossos tons
Julio Marinho
fonte: nossos tons
Julio Marinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário