RADIOS HOMO FORA FOBIA

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

AS QUESTÕES LGBT EM UGANDA CHAMA A ATENÇÃO DE ONG INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS


David Kato, professor e ativista LGBT de Uganda, foi assassinado em 26 de janeiro de 2011 após ter seu nome e endereço expostos num jornal. Foto: reprodução. O ativista Alice N’Kom enviou uma mensagem para a organização internacional All Out solicitando apoio contra prisões de homossexuais em Camarões; há poucos meses, por meio da mesma rede, outra articulação era feita para barrar a aprovação de uma lei em Uganda que poderia aplicar a pena de morte para gays e lésbicas (tema publicado aqui no Bule também); há algum tempo, o conhecido caso da iraniana Sakineh M. Ashtiani também produziu mobilização transnacional envolvendo diversos atores sociais (e este texto de Marina Nemat também retoma o tema das violações aos direitos humanos a partir de sua história de vida).
Esses casos são apenas alguns – talvez mais emblemáticos frutos da exposição midiática e de contingências diversas – daqueles que diariamente nos chegam pelas redes sociais e pelo correio eletrônico. O quadro é bastante claro: aquilo que bem genericamente entendemos como “direitos humanos” é cotidiana e ininterruptamente violado em todas as nações do planeta. São violações as mais diversas, e cada um de nós participa do enfrentamento a elas do modo como pode e julga adequado. Já a inserção do tema dos direitos humanos no espaço oficial do Estado é bastante mais delicada. Como procurei expor nas linhas que se seguem, o cenário histórico-econômico não é muito positivo. Utilizei como ponto de conexão dentro do campo dos direitos humanos o tema da homossexualidade – que me parece específico em relação a outros, os quais também são entre si -, mas isso não impede que se conserve a noção mais geral de que os direitos humanos estão em segundo plano nas relações internacionais.
fonte: Blog Bule Voador/ luiz henrique coletto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA

LGBTQIAPN+ A LUTA CONTINUA O   17 de maio   é o   Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia . Essa data tem como ob...