RADIOS HOMO FORA FOBIA

sábado, 23 de março de 2013

UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O CASAMENTO IGUALITÁRIO NA CALIFÓRNIA NOS ESTADOS UNIDOS


“Cidadãos de 2ª Classe”, um documentário de Yezak em prol da igualdade




O mais recente documentário do realizador Ryan James Yezak, de 25 anos, fala dos sentimentos das pessoas alvo de discriminação em função da sua orientação sexual ou identidade de género e da sua vontade em não perpetuar a discriminação. Yezak descreve-o como “uma abordagem sobre o tratamento injusto dado aos homossexuais pelo Governo e sociedade norte-americanos”.

 
O dezanove.pt entrevistou Ryan James Yezak, também conhecido como o realizador do videoclipe California Gaysa propósito do seu mais recente trabalho com data prevista de estreia para 2013.

ezanove.pt: “Nós também queremos saber” como nasceu a ideia de fazer um documentário sobre a discriminação que põe a tónica na primeira pessoa. Consegues revelar-nos os pormenores?
Ryan James Yezak: A ideia deste documentário nasceu há sensivelmente três anos quando me apercebi que estava a ser discriminado pelo Governo e pela sociedade do meu país. Foi logo a seguir à Preposição 8, que retirou o acesso à igualdade ao casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado da Califórnia. Quantas mais desigualdades via, mais vontade sentia de agir. Numa ocasião a minha chefe pediu-me para ir doar sangue com ela e eu tive de recusar ir com ela e explicar-lhe que o meu sangue era negado. Foi aí que me senti um cidadão de 2ª classe e quando decidi avançar com a realização deste filme.

Quase meio milhão de visualizações depois, qual é o plano agora?
Muitas pessoas mostraram interesse neste filme e têm-no partilhado. Muitos jornalistas e bloggers escreveram sobre isto e eu fico muito contente com esta exposição bem como a outras causas que defendo. Agora o objectivo é apresentar o filme no Festival de Sundance [EUA] e fazer com que depois o mesmo circule pelos itinerários habituais que se seguem até chegar ao maior número de pessoas possível.

Sentes que tens ajudado a mudar mentalidades e a despertar consiências?
feedback tem sido avassalador e positivo. Este projecto foca-se totalmente no amor e na importância de tratarmos todos com igualdade. O filme mudou a mentalidade de algumas pessoas e reforçou a mentalidade de outras. Acredito que este ideal vá perdurar à medida que o filme alcance mais público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA

LGBTQIAPN+ A LUTA CONTINUA O   17 de maio   é o   Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia . Essa data tem como ob...