Casamento gay faz procura por lista de presente crescer 40% em loja de SP
Outro empresário que está investindo na prestação de serviços para o público gay é Rossano Gastaldo, 30, dono da That's Amore, de Porto Alegre (RS). A empresa foi criada em março e só organiza casamentos gays. Até agora, ele realizou cinco cerimônias. "Com a aprovação da união de casais homossexuais, o número de clientes deve crescer bastante", afirma. Segundo Gastaldo, os orçamentos de casamentos gays são, em média, 30% mais caros do que as cerimônias dos noivos heterossexuais. Para Marcelo Sinelli, consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), a aprovação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo abre oportunidades de negócio. "Existe uma demanda reprimida. Com essa novidade, muitas pessoas devem correr para realizar o sonho romântico do casamento. Isso deve gerar um 'boom' no mercado de casamentos, mas a procura deve estabilizar daqui algum tempo", declara.
De acordo com Sinelli, o público gay também traz oportunidades de negócio interessantes para outros segmentos, além do casamento, como turismo e gastronomia. "Eles têm nível educacional elevado, o que lhes proporciona uma renda maior. Por não terem filhos, eles têm mais renda disponível para gastar com outras coisas."
Além de listas de casamento, a Arpège também faz lista de "open house", para equipar a casa de quem vai morar sozinho. Fraga afirma que, antes, muitos casais gays escolhiam a lista de "open house" quando iam morar juntos, provavelmente por vergonha. "Agora, esses casais não têm mais a preocupação de se esconder e a maioria das pessoas não se incomoda mais, é algo normal", diz. Fraga diz que há diferenças entre a lista de casamento de noivos heterossexuais e gays. Segundo a empresária, na lista de um casal hétero, geralmente é a noiva que escolhe tudo, sem participação do noivo, e os itens são mais tradicionais. "Os casais gays gostam de coisas práticas, com design diferenciado e coloridas. São itens para receber de quatro a seis pessoas, principalmente os amigos, e não para grandes famílias."
A That's Amore tem como público-alvo as classes A e B. Apesar de a empresa ter sede em Porto Alegre (RS), Gastaldo diz que mapeou fornecedores em outras cidades para poder atender também clientes de outras regiões.
Ele diz que, para atuar neste mercado, é fundamental ter discrição, pois ainda há muitos gays que preferem não se expor. Por isso, em todos os seus contratos há uma cláusula de confidencialidade que impede a divulgação de fotos e vídeos, por exemplo.
"O público gay é mais exigente, ele quer qualidade, exclusividade e itens personalizados, por isso invisto no treinamento da minha equipe e dos meus fornecedores", afirma.
fonte: uol.com.br
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