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terça-feira, 10 de julho de 2012

PLANO DEBATE



PLANO DE TRABALHO E DEBATE PARA A FUNÇÃO DE AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS NO PLANO DE CARGOS E CARREIRA E SALÁRIOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO-BA
POR QUE APRESENTAR UM PLANO DE MUDANÇA PARA AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS. UM PLANO PARA DEBATE PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSE PROJETO EM DISCUSSÃO.
Eu Francisco de Assis Souza membro da comissão de debate para alteração do novo plano de cargo e salario, na função de auxiliar de serviços gerais(limpeza). Tenho experiência nessa área a mais de dez(10) anos e vários fatos contribuio para achar que muitas coisas deveriam ser modificada em serviços gerais. relacionei alguns:
1. Constante pedidos de readaptação pra quem trabalha nessa função (L.E.R) lesão por esforços repetitivo.
2. índice alto de atestados médicos
3. Faltas de funcionários devidos a consultas medicas
4. Devidos a problemas de saúde chegada ao setor de trabalhos com variações de horários(problemas de locomoção).
5. Colegas cobrindo o trabalho de outro deixando o mesmo com carga horária acima da permitida pela lei das seis 6h(seis) para serviços gerais isso deixando o serviço de qualidade inadequado, tudo isso devido a problemas de saúde do servidor.
6. Serviços insatisfatórios e sobrecarga a colega de outros turno de trabalho.
7. Problema de relacionamento com coordenadores devido constantes faltas e com colegas pois devido a saúde não acompanha o pique do serviço pois tem uma saúde frágil.
8. A falta de atitude da Prefeitura e de órgão imediatos em resolver a situação.
9. Falta capacitação, treinamento e condições de trabalho para o servidor dessa área.

10. Desvio de função ASG para cobrir falta de funcionário em outras funções,Ex. Asg (limpeza) para recepção Asg(limpeza) para área de alimentação(merendeira) Asg(limpeza) com serviços duplicado no dia a dia limpa e cozinha ao mesmo tempo descomprindo as ordem da vigilância sanitária.
Devido a esses problemas que observamos precisamos mostrar um melhor serviço a população que precisa dos serviços desse servidor que está com problemas de saúde, adquiridos no trabalho e também por causa de suas idades para um serviço pesado como é o de limpeza. A falta de atenção do executivo para esse servidor. o seu desempenho na função é de curta duração logo aparecer os sintomas como LER(lesão por esforço repetitivo), problemas respiratórios provocado pelos os produtos de limpeza contaminação hospitalar devido a falta de E.P.I (equipamento de proteção individual),e outros.



A TERCEIRIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CUSTOS EM EMPRESAS PÚBLICAS:
PESQUISA SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ALGUMAS PREFEITURAS QUE JÁ IMPLANTARAM ESSE SERVIÇO
Autor da pesquisa: Francisco de Assis de Souza
A terceirização no serviço público para funções de apoio tem amparo legal. O Decreto 2.271, de 1997, autoriza a União, os estados e os municípios a contratar funcionários terceirizados, desde que para cargos não vinculados diretamente à administração pública.
De acordo com o decreto, a prestação de serviços por empresas privadas nos órgãos governamentais só vale para as atividades de conservação, limpeza, segurança, vigilância, transportes, informática, copeiragem, recepção, reprografia, telecomunicações e manutenção de prédios, equipamentos e instalações.
RESUMO
custos relacionados a uma possível terceirização deste serviço, buscando encontrar resposta ao seguinte questionamento: a terceirização de algumas atividades de Serviços Gerais poderá reduzir custos significativos a uma prefeitura e melhoria de seu serviço?, Após a realização de um estudo sobre os Temas Gestão de Custos, Gestão Pública e Terceirização feito por algumas prefeituras, e apresentando a política de estratégia e controle de custos , foi possível encontrar dados quantitativos e qualitativos que orientaram para conclusão desta ideia. Através dos sistemas de custeios por Absorção, Variável e o Custeamento com Base na Atividade, foi possível chegar a conclusão de que somente analisando os dados quantitativos, a Terceirização de alguns setores demonstra ser uma proposta viável porém os dados qualitativos demonstraram uma forte necessidade de se investir em treinamento e uma triagem dos recursos humanos disponíveis de funcionários da Prefeitura para aumentar a eficiência e eficácia do serviço.
Fonte de pesquisa na internet: Orientadora, Prof.ª. Ms Myrene Buenos Aires


CUT- CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES PARECER SOBRE
SERVIÇOS TERCEIRIZADOS
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) divulgou uma pesquisa sobre a terceirização de empresas. De acordo com relatório, a terceirização fragilizou a qualidade do emprego no país. O levantamento aponta várias desvantagens na comparação com o emprego direto nas empresas que contrataram essa prestação de serviço. Entre elas, os salários mais baixos e a o cumprimento de jornadas mais longas. Em todo o país, 10,8 milhões de pessoas estão empregadas nesta situação, o que representa 22,5% de contratos no mercado formal. O estudo mostrou que os assalariados terceirizados ganhavam, em dezembro do ano passado, 27,1% menos do que os empregados diretos.
Nas empresas terceirizadas pesquisadas quase a metade dos contratados (48%) estava nas faixas de um a dois salários mínimos, nas empresas contratantes dos serviços o percentual ficou em 29%. Além da jornada semanal de trabalho nas empresas terceirizadas supera em até três horas a do contrato direto.
Seis estados concentram nível de funcionários terceirizados acima da média nacional, de 25,5%: São Paulo com 3,6 milhões (29,3%); Minas Gerais com l,l3 milhão (26,%); Rio de Janeiro com l,08 milhão (26,75%) ; Santa Catarina com 535.176 (27,82%) e Ceará com 356.849 (27,38%).
Fonte pesquisa internet: francisco de A. Souza


Auxiliares de Serviços Gerais Autor: francisco de Assis de Souza 12/10/2009
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS(INTERNO)
Estes são auxiliares de serviços gerais mesmo, pois fazem recolhimento de resíduos, fazem limpeza de pisos e cadeiras dos pacientes durante a troca de turno, reposição de materiais como galões de banho e soro nas salas, auxiliam pacientes a descer dos carros em cadeiras , levam pacientes em cadeiras de rodas para a balança e muitas outras atividades. Alguns dos momentos de risco no recolhimento de resíduos:
1. Recipientes com sacos muito cheios, que precisam ser “arrumados” para serem recolhidos.
2. Alguns têm o hábito de não retirar o saco de resíduos do recipiente e sim despejá-lo em outro saco maior.
3. Descarte inadequado de perfurocortantes pelos colegas médicos ou da equipe de enfermagem em sacos de resíduos não resistentes.
4. Transporte de sacos de resíduos muito pesados sem auxilio de carrinhos por longas distâncias.
5. Manuseio de sacos de resíduos sem EPI adequados. Muitos auxiliares preferem usar luvas de procedimento, inadequadas a este fim.
E na limpeza de pisos e cadeiras:
1. Agulhas e outros materiais “esquecidos” nas cadeiras
2. Agulhas e outros objetos que perfuram e cortam caídos no chão. O auxiliar pode ver o objeto e querer pegar com a mão.
3. Não usar EPI adequado.
4. Não ter material de apoio adequado
Medidas preventivas sugeridas:

1. Não ajeitar sacos muito cheios e jamais colocar as mãos ou pés para empurrar o resíduo, de qualquer natureza.
2. Recolher o saco todo, dando um nó antes de recolhê-lo
3. Usar luva de borracha, mais resistente para limpar pisos, cadeiras e recolher os resíduos.
4. Organização do trabalho pela equipe de saúde para que o descarte de materiais que perfuram ou cortam seja nos recipientes corretos.
5. Pegar materiais do chão com ajuda de uma pinça
Usar contenedores de transporte em salas muito grandes para não andar longas distâncias com o saco de resíduo na mão. O auxiliar de serviço gerais experientes no dia dia já tem uma programação de suas tarefas que de acordo com o programação de atender a unidade onde é lotado, isso faz com que a coordenação pondere quando sobrecarrega de acordo com seu gosto esse trabalhador, essas atitudes só vai criar problemas tanto de saúde como de relacionamento, “lembrem que servidor satisfeito qualidade no serviço”.



NOVO PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DE FUNÇÃO PARA A ÁREA DE SERVIÇOS NÃO VINCULADO A ADMINISTRAÇÃO E ESTATUTÁRIO EM CURSO DE APOSENTADORIA NOS CASOS DE FUNÇÃO EM EXTINÇÃO
Dividido por nível de atuação
Auxiliar de Serviços de apoio Nível –I nesse nível com categorias de formação fundamental é o nível médio mais titulo de curso(inicio concurso público). com progressão vertical, Abrange os serviços desse nível o concursado com 8 anos no serviço público pode elevar de nível quando passar a exercer função com progressão horizontal e vertical com curso correspondente. Observação algumas funções só tem elevação vertical será essa progressão anterior e posterior (caso dos extintos). Aplica-se a progressão horizontal aos ocupantes de cargos efetivos, inclusive os em extinção sendo, este ultimo na forma da legislação com os direitos adqueridos por lei

satisfatório dos requisitos.
Uma nova classificação para auxiliar de serviços operacionais:
1. Auxiliar de carpinteiro (experiência na área)
2. Auxiliar de mecânica (curso de mecânica)
3. Copeira (curso de copeiro(a)
4. Continuo (experiencia na área)
5. Coveiro (experiencia na área)
6. Lavador de autos
7. Mensageiros
8. Porteiro (experiencia na área)
9. Armador (experiencia na área de ferragem)
10. Auxiliar de saneamento
11. Calceteiro
12. Eletricista (curso de eletricidade)
13. Pintor (curso de pintor)
14. Podador

15. Trabalhador braçal
16. Lubrificador/mergulhador
17. Borracheiro
18. Encanador
19. Apontador (curso de auxiliar administrativo)
20. Auxiliar de serviços de alimentação(merendeira)
21. Auxiliar de serviços de limpeza interno.(plano para terceirização)
22. Auxiliar de serviços de limpeza externo (Gari), (terceirizado)
23. Serviços de jardinagem
Auxiliar de Serviços de apoio Nível – II nessa faixa de elevação considera-se o ensino médio mais cursos correspondente à área de atuação. com progressão vertical. Abrange os serviços:
1. Auxiliar de almoxarifado (curso de auxiliar de almoxarife)
2. Recepcionista
3. Telefonista
4. Fiscal de limpeza(publico externo)

DEFINIÇÃO GERAL.
Auxiliar de Serviços de Limpeza interno: Executar trabalhos de limpeza e conservação em geral, bem como os materiais e instrumentos adequados, e rotinas previamente definidas. (Plano para terceirização)
Auxiliar de Serviços de apoio Nível –I executa os seu serviços conforme sua área de atuação Auxiliar de serviços de apoio nível –II, executa os serviços de Controlar o estoque e sugerir compras de materiais pertinentes de sua área de atuação.

Serviço de telefonia e recepcionista.Executar outras atividades de apoio operacional ou correlata. Desenvolver suas atividades utilizando normas e procedimentos de biossegurança e/ou segurança do trabalho. Armazenamento de material e outros.
Pedimos apoio jurídico dos sindicatos para rever e estudar cada proposta acima mencionado para para tenha poder de lei e anexar na ordem de debate e posteriormente incorporar no Plano de Cargos e Salários.


Conclusão
Hoje no geral o servidor é visto como um trabalhador em condições insatisfatória, que não exerce função e isso não é verdade o que falta ao servidor é condições de trabalho e respeito a sua categoria, “sou um trabalhador e mereço respeito”, tenho direito a saúde, lazer, e ser remunerado dignamente pois isso me da prazer em exerce minha função Isso é motivação pois metade de nossas vidas passamos no trabalho. A motivação para a assiduidade é afetada pelas praticas organizacionais, como por exemplo, recompensas e punições ao absenteísmo. As organizações bem-sucedidas estão incentivando a presença e desestimulando as ausências ao trabalho através de praticas gerenciais e culturais que privilegiam a participação, ao mesmo tempo em que desenvolvem atitudes, valores e objetivos dos funcionários favoráveis a participação. Gerando assim maior satisfação da parte dos funcionários.
Comissão de Trabalho para o Plano de Cargos e Salários
Função Auxiliar de Serviços Gerais




Membros: Francisco de Assis de Souza- Lotado na secretaria saúde/CERPRIS
Maristela Pereira da Silva- Secretaria da Educação







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